A crise global causada pela pandemia do novo coronavírus atingiu todos os segmentos industriais, inclusive o automotivo, que precisou fechar fábricas e conceder férias coletivas ou demitir funcionários em massa.
Esta, no entanto, não é a exclusiva realidade que está por detrás do enfrentamento do novo coronavírus pelas montadoras de automóveis pelo mundo e, claro, o Brasil.
Há também um rol de boas e colaborativas ações que estão sendo capitaneadas por essas marcas mundialmente conhecidas – todas com a altruísta missão de contribuir com a redução dos efeitos da pandemia.
Veja só um pouquinho do que esta união de esforços promovido pelas montadoras de automóveis tem construído.
FCA (Jeep e Fiat no Brasil)
Talvez o exemplo mais sólido de engajamento no combate à pandemia do novo coronavírus tenha sido dado pela FCA, responsável no Brasil pela fabricação das marcas Jeep e Fiat.
A FCA estabeleceu uma tríade de esforços, o qual se materializa nas seguintes ações:
Contribuição para a instalação de hospitais de campanha em Betim-MG e Goiana-PE, com um total de 300 leitos;
Doação de equipamentos médicos, como macacões, luvas, máscaras e outros materiais, para uso por profissionais de saúde e sociedade civil em geral;
Colaboração com a produção de respiradores pulmonares, a partir da doação de recursos financeiros, profissionais e de conhecimento.
Para a guerra contra o coronavírus, a FCA disponibilizou ainda carros em comodato e ajudou na construção dos equipamentos hospitalares, com entrega em curto prazo, para atendimento das comunidades mais necessitadas.
Chevrolet (Brasil e mundo)
Nos Estados Unidos, a Chevrolet anunciou que as unidades da montadora localizadas no norte do país fabricarão respiradores, para ajudar no combate à pandemia. Os Estados Unidos são, atualmente, o país com mais casos de COVID-19 confirmados.
O mesmo valeu para Brasil! A Chevrolet anunciou, para cá, que a fábrica está apta a receber respiradores que não estão funcionando, a fim de promover o conserto dos aparelhos. A meta é reparar 3 mil respiradores.
Volkswagen do Brasil
A montadora alemã não ficou para trás nesta onda de contribuições que o setor industrial automotivo tem dado no combate ao novo coronavírus.
A marca disponibilizou uma frota de 100 carros como apoio no transporte de medicamentos e deslocamento de profissionais da saúde nas prefeituras de São Bernardo do Campo – SP, Taubaté – SP, São Carlos – SP, São José dos Pinhais – SP.
Além disso, a Volkswagen doou duas mil máscaras do tipo 3M PFF-2 a profissionais de saúde.
Hyundai do Brasil
Já a montadora sul-coreana deu um exemplo muito interessante ao instituir o programa “Transporte Solidário”, que se une aos esforços de combate ao coronavírus por meio do transporte gratuito de profissionais de saúde e idosos com mais de 60 anos.
Tudo isso a partir do uso de carros de frota da marca. Este projeto piloto teve início em Florianópolis – SC, com a Hyundai pretendendo estender a outras capitais do país.
Toyota do Brasil
A Toyota do Brasil, evidentemente, fez questão de participar da ciranda de solidariedade das montadoras de automóveis.
Em parceria com o Senai, a marca prometeu apoio na ação de conserto dos respiradores artificiais.
Além disso, a Toyota doou quatro Hilux adaptadas para ambulância e 30 mil frascos de álcool gel ao governo do estado de São Paulo – tudo isso por meio da Fundação Toyota do Brasil.
Esta corrente de solidariedade é fundamental neste momento, com o maior engajamento possível para que o país e o mundo se livrem o mais rápido possível desta pandemia provocada pelo novo coronavírus.
Se você – assim como as montadoras - faz parte desta corrente que contribui com a prevenção contra o Covid-19, atentando-se para todas as recomendações, inclusive aquelas que orientam como os veículos devem ser higienizados, parabéns.
Vamos, juntos, vencer esta guerra contra o novo coronavírus!