Poucos carros no Brasil fizeram tanto sucesso, nos últimos 7 anos, como o Jeep Renegade, que, lançado em 2015, já vendeu mais de 380 mil unidades.
A boa notícia é que agora em 2022 este carro que é sinônimo de sucesso estreia uma nova versão, que traz mudanças para lá de interessantes no visual e na mecânica.
Para se ter uma ideia, de uma só vez, a Jeep tira de linha os antigos motores 1.8 E.torq e o 2.0 turbodiesel, passando a oferecer apenas a opção de 1.3 turbo de 185cv - o mesmo motor que já equipa o Jeep Compass e a Fiat Toro.
Novo Jeep Renegade: mais mudanças
A primeira grande notícia do Novo Jeep Renegade 2022 é que o modelo traz agora, em todas as versões, o motor T270 com tecnologia global. Produzido no Brasil, o propulsor alcança 180 cv com gasolina e 185 cv com etanol, sendo o motor turbo flex mais potente e moderno fabricado no Brasil.
Acredite: seu torque de 27,5 kgfm (com qualquer combustível) está disponível desde 1.750 rpm!
Para melhorar ainda mais o que já era bom, a Jeep disponibilizou no Novo Jeep Renegade câmbio automático de seis marchas nas versões com tração 4x2 e caixa automática de nove marchas nas com tração 4x4 com bloqueio de diferencial.
Veja só que incrível: as versões 4x4 possuem até cinco modos de condução, que ajustam os parâmetros do motor, câmbio e bloqueio de diferencial traseiro conforme o tipo de piso e desejo do motorista. Veja:
Auto (Automático)
Sport (Esportivo)
Snow (Neve, recomendado para pisos muito escorregadios)
Sand/Mud (Areia/Lama)
Rock (Pedra) - este último é exclusivo da versão Trailhawk.
O pacote fora de estrada é complementado pelas funções 4WD Low, que prioriza as relações mais curtas do câmbio automático, 4WD Lock, que faz o bloqueio do diferencial traseiro, e o Hill Descent Control, capaz de manter automaticamente a velocidade do veículo mesmo em descidas íngremes.
Já a versão 4x2 – é bom que se diga – disponibiliza, já de série, o Jeep Traction Control +, que é um sistema de controle de tração que atua em condições em que o veículo tenha piso de baixa aderência com o solo em uma das rodas.
Dessa forma, ele aplica torque de frenagem na roda que está escorregando e transfere o torque para outra que esteja em contato com o piso.
Novo Jeep Renegade: e o que mudou no visual?
Dá para dizer que, no visual, as mudanças foram sutis. Nota-se que o para-choque frontal ganhou mais robustez, com linhas fortes cruzando a peça horizontalmente e emoldurando os novos faróis auxiliares, em LED.
Já na lateral, as novas rodas de liga-leve têm de 17” a 19, enquanto os retrovisores trazem luzes de direção integradas contornadas por uma peça retilínea com o nome Jeep gravado em ambos os lados do carro.
Os badges laterais adotam novos grafismos. Na traseira, mais personalidade: o “X” que virou marca do Renegade e veio dos tanques de combustível extras dos primeiros Jeep, adota um estilo inédito nas lanternas em LED, que são complementadas pelo novo para-choque traseiro redesenhado.
Novo Jeep Renegade: interior imbatível
Uma das novidades incríveis do novo Jeep Renegade 2022 é o quadro de instrumentos com opção Full Digital de 7” e tela customizável que pode ser ajustada de acordo com a conveniência do motorista.
Nele é possível ver parâmetros como pressão do turbo, percentual de potência enviada às rodas e até a força G.
Já o sistema multimídia tem tela de até 8,4 polegadas com integração sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de carregador de celular por indução com novo resfriamento pela saída de ar-condicionado direcionada, evitando superaquecimento comum nesse tipo de dispositivo.
Outros passageiros ainda podem carregar seus smartphones por meio das três entradas USB, sendo uma do tipo A e uma do tipo C no console central na frente e uma do tipo A para os passageiros do banco traseiro.
Para conhecer mais sobre o Novo Jeep Renegade 2022, dê um pulo hoje mesmo à Saga Jeep e veja de perto o carro que, se antes já fazia sucesso, agora se tornará irresistível.